Que adulto você quer que seu filho/aluno se torne ?
Quais características e habilidades de vida queremos que nossas crianças desenvolvam?
O que é Disciplina Positiva.
Disciplina Positiva é uma abordagem socioeducativa baseada no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes, pais, colaboradores e institutos de ensino, a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
A didática aplicada é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores (Lynn Lott, Cheryl Erwin, entre outros), e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para crianças, adolescentes e adultos, inspirada nos conceitos de Alfred e Rudolf.
A metodologia defende o equilíbrio entre a firmeza e a gentileza ao mesmo tempo nas interações com as crianças, sem o uso de punição, castigos, humilhações ou recompensas, para conquistar a cooperação delas.
Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar pais e educadores a desenvolver as habilidades necessárias para construirem relacionamentos mais saudáveis com as crianças.
E tem como seus pilares :
1. Ajudar a criança a se sentir CONECTADA: Sentir que ela é aceita em sua família/escola e sentir que é capaz de contribuir.
2. Encorajar RESPEITO MÚTUO: Firmeza e gentileza ao mesmo tempo. Os adultos tornam-se o modelo de respeito.
3. Ser efetiva à LONGO PRAZO: Considera o que a criança está pensando, sentindo, aprendendo e decidindo sobre si mesma e sobre seu meio social - e sobre o que fazer no futuro para sobreviver ou para prosperar.
4. Ensinar HABILIDADES SOCIAIS e DE VIDA: Respeito, cuidado com os outros, resolução de problemas, responsabilidades, contribuição e cooperação.
5. Incentivar a DESCOBRIR SUAS CAPACIDADES: Encorajar o uso construtivo do seu poder pessoal e desenvolver a sua autonomia e autoestima.
“ Todo o ser humano se comporta de maneira a contribuir e a ser aceito no seu ambiente social.
Quando as crianças não se sentem aceitas ou não se sentem importantes, o mau comportamento emerge como um pedido de ajuda para sentir este pertencimento e se sentir importante.” Alfred Adler
“Todos os seres humanos, mais ainda as crianças, têm como objetivo básico sentirem-se ACEITOS E IMPORTANTES” Rudolf Dreikurs
Por que é importante segui e aplicar os ensinamentos da Disciplina Positiva ?